top of page

O que é Networking?

Rede de relacionamentos, rede de contatos ou networking. São vários os termos para se referir a essa poderosa forma de compartilhamento de experiências e conhecimentos. A capacidade de desenvolver e nutrir relacionamentos profissionais é essencial para ampliar as possibilidades de crescimento de quem empreende.


Afinal de contas, o que é Network?


O Networking (“net”, do inglês, rede e “work”, trabalho) consiste em desenvolver e sustentar relacionamentos profissionais. O objetivo é gerar benefícios mútuos entre os envolvidos. Seja com o intuito de fortalecer amizades ou de realizar negociações, é fundamental que o networking seja uma relação de troca.


Os relacionamentos são essenciais para a criação de oportunidades de negócio. Afinal, conhecer novas pessoas é entender novos nichos de mercado e adquirir conhecimento. É justamente por tal motivo que o Networking é cada vez mais valorizado em qualquer empresa.


O Networking permite que você se mantenha atualizado sobre a sua área de atuação e troque ideias, experiências, desafios e opiniões. Essa diversidade é crucial para qualquer empreendedor, pois alimenta a criatividade e capacidade de realizar soluções inovadoras.


Como começar a criar a sua rede de contatos?


Você já entendeu que o networking é uma ferramenta essencial para alavancar a sua carreira ou para auxiliar na expansão do seu negócio. Mas, para que os benefícios sejam viabilizados, é necessário que você saiba como começar a fazer contatos, certo? Por isso, confira algumas dicas que preparamos:


  • Buscar contatos já conhecidos

  • Lembranças e histórias em comum

  • Expor seus interesses


Assim, já é um ótimo começo para você criar a sua teia de Networking através dos seus conhecidos mais próximos.


E Como Organizo Esse Networking?


Fazer networking requer certa estratégia e bastante esforço. Afinal, não adianta conhecer as pessoas certas mas não ter fácil acesso aos dados delas no cotidiano. Por isso, é fundamental ter organização, por exemplo, criando uma lista ou planilha com a relação dos profissionais que você conhece.


Contudo, é essencial manter essa lista sempre atualizada. Ou seja, revise a planilha com regularidade – mensalmente, por exemplo -. E, ainda, organize de acordo com a frequência que você e as pessoas listadas se encontram.


Outro ponto importante é sempre anotar novas informações relevantes que você capta sobre os contatos, mantendo seus perfis atualizados. Por exemplo, se você souber que uma pessoa gosta de futebol, é bom ter isso registrado. Assim, caso algum dia você ganhe ingressos para um jogo, pode chamá-la para te acompanhar.


O networking é um aspecto indispensável para o sucesso de qualquer negócio. Manter-se informado sobre o mercado, conhecer ideias novas, trocar experiências, fortalecer a imagem do seu negócio e estabelecer parcerias profissionais são algumas das vantagens de uma boa rede de contatos.


Gostou do conteúdo? Aproveite e deixe seu comentário contando um pouco de quem você é e sobre o seu negócio, quem sabe alguém queria fazer Networking com você, não é mesmo?


Clique aqui e descubra como usar anúncios online a favor do seu negócio!


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page